Professor de engenharia conta como o ensino pode ser mais atrativo

Brasília, 12 de abril de 2024. 

“Engajamento e valorização da criatividade são importantes porque daqui a pouco você vai lutar contra o ChatGPT. E se você não tiver criatividade, você não vai ganhar. Se for para resolver prova, ele vai ganhar de você. Precisamos desenvolver determinadas competências para além do cognitivo, que é importante, mas não é só isso. O intra e o interpessoal também”, sugere Ricardo Fragelli, engenheiro mecânico e professor dos cursos de Engenharia da Faculdade da Universidade de Brasília (UnB). 

Fragelli – que é autor do método Trezentos, considerada a melhor metodologia de apoio ao aluno no país em 2015 – percebeu a necessidade de criar uma nova forma de ensino para proporcionar uma experiência marcante aos alunos de uma disciplina introdutória do curso de engenharia. Além disso, é o criador da metodologia Eight, um estilo de ensino aplicado por professores que desejam driblar a falta de participação de alunos nas disciplinas em que ministram aulas, assim como tornar mais prazerosa a área de ensino que o aluno cursa. 
Com suas pesquisas sobre novos métodos, técnicas e tecnologias para a educação, ele conquistou treze prêmios nacionais de instituições como MEC, Capes e Santander Universidades. Atualmente suas metodologias ativas e colaborativas são utilizadas por professores de todos os níveis educacionais em todo o país. 

Confira o episódio de estreia do videocast #ConexõesTecnológica, produzido pelo Confea, e saiba mais detalhes sobre esses métodos que podem tornar as aulas de engenharia mais atrativas para os universitários:


Equipe de Comunicação do Confea